As palestras organizadas pelo grupo GIS pretendem incutir no seio da comunidade académica a reflexão sobre temas relacionados com a intervenção urbana apoiada em projetos participados, desenvolvidos em prol e em conjunto com as comunidades.
Divulga projetos realizados neste âmbito, realçando a sua importância no contexto atual e a necessidade de discutir e criar novas práticas referentes à arquitectura, ao urbanismo e à arte.
Palestra Just a Change
"Just a Change" tem como principal objetivo lutar contra a pobreza habitacional de Portugal, reabilitando casas de pessoas carenciadas. Desenvolve a sua ação no meio urbano e em campos de verão no meio rural, tendo este ano avançado a sua intervenção para o Norte do país, nomeadamente na cidade do Porto.
Palestra GASnova
O GASnova é uma instituição sem fins lucrativos com estatuto de ONGD que desenvolve projetos de voluntariado nacional e internacionalmente.
Baseia o seu conceito na Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global reconhecendo nos jovens um factor chave na criação de soluções mundialmente sustentáveis.
O seu campo de acção desenvolve-se além da Arquitectura contudo a apresentação incidiu sobre os projetos "+Perto" no Bairro Vale Figueira na cidade de Vendas Novas e nas intervenções realizadas no Bairro 6 de Maio na Amadora onde foram discutidas problemáticas inerentes à arquitectura e ao urbanismo.
Palestra Atelier Arteria
Atelier independente e multidisciplinar, fundado em 2011 que concebe, desenvolve e divulga projetos no âmbito da reabilitação urbana.
Entre os projetos de reabilitação e intervenção urbana temos o do Palácio Alarcão na Rua das Gaivotas em parceria com o teatro Praga e a da cozinha comunitária da Mouraria. O atelier é também responsável pela criação da plataforma visual Rede de Carpintarias de Lisboa e pela reabilitação de casas e equipamentos como é exemplo o da 1º Academia de Mobilidade do Centro de Saúde de Oeiras.
Palestra Fundo de Arquitectura Social
O FAS é uma associação sem fins lucrativos criado em 2013 e cujo principal objetivo é a regeneração urbana contribuindo para a renovação do edificado e fortalecimento do tecido e economia local, desenvolvendo o seu trabalho de forma progressiva e com uma participação ativa da comunidade local.
Entre os seus projetos temos o “Moralá Castelo” que pretendeu requalificar a zona do bairro do Castelo assim como a zona envolvente através do envolvimento da população em todo o processo.
Palestra Polígono
"Pessoas e cidades.
Ambas com necessidades esp(a)ciais."
É esta a visão do atelier Polígono, onde o trabalho se desenvolve em processos multidisciplinares, respondendo de forma coesa, realista e sustentável a enunciados propostos.